Centro Oeste

Conhecendo o Mato Grosso

Desde o século IX, já existiam, na região do alto rio Xingu grandes aldeias indígenas em formato circular
que abrigavam cada uma, até 2 000 pessoas. Essas aldeias eram cercadas por fossos e paliçadas e eram interligadas entre si por estradas de até quarenta metros de largura, formando uma rede de aldeias que chegou a abrigar, no total, até 50 000 pessoas. Essa rede de aldeias atingiu seu auge no século 13, vindo a desaparecer antes da chegada dos primeiros europeus à região. A maior dessas aldeias recebeu o nome de Kuhikugu
No século 16, quando os primeiros europeus chegaram à região do atual estado de Mato Grosso, ela era habitada por uma grande diversidade de povos indígenas, pertencentes principalmente a  grupos lingüísticos tupi, macro-jê , aruaque e caribe.

A primeira incursão do mundo ocidental no território que é hoje conhecido como Mato Grosso deu-se no período de 1525, quando o navegante Pedro Aleixo Garcia partiu em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai.
Mais tarde, com a descoberta de ouro e diamante na região, chegaram os portugueses e espanhóis. Com os garimpeiros vieram também jesuítas, que criaram Missões entre os rios Paraná e Paraguai, com o objetivo de assegurar os limites de Portugal, já que as terras estavam nos limites da Espanha por conta do Tratado de Tordesilhas.
Em 1718, um bandeirante chamado Pascoal Moreira Cabral Leme subiu pelo rio Coxipó e descobriu enormes jazidas de ouro, dando início à corrida do ouro, fato que ajudou a povoar a região. No ano seguinte foi fundado o Arraial de Cuiabá. Em 1726, o Arraial de Cuiabá recebeu novo nome: Vila Real do Senhor Boa Jesus de Cuiabá. Em 1748, foi criada a capitania de Cuiabá, lugar que concedia isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar.
As expedições feitas pelos paulistas tinham caráter econômico: queriam mão de obra escrava indígena, ouro e pedras preciosas. Para fiscalizar a exploração do ouro e da renda, a região de Mato Grosso era subordinada à Capitania de São Paulo, governada por Rodrigo César de Meneses. O governador da capitania mudou-se para o arraial e logo a elevou à categoria de vila chamando-a de Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá.
O nome Mato Grosso foi cunhado pela primeira vez pelos irmãos Fernando e Artur Paes de Barros em 1734, quando atrás dos índios Parecis, descobriram uma mina de ouro situada nas margens do rio Galera, no vale do Guaporé. Apelidaram o lugar de Minas do Mato Grosso.
Mato Grosso, que era o segundo maior estado do Brasil, foi desmembrado na década de 1970 com a criação do estado de Mato Grosso do Sul. Após a divisão, o Pará tomou a posição de segundo maior estado, mas, mesmo após ter pedido mais de 350 mil quilômetros quadrados, Mato Grosso ainda ocupa a terceira posição.
Os melhores pacotes de viagens você encontra aqui.
O principal argumento utilizado para a divisão do estado foi a dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade. A assinatura do decreto que estabeleceu a divisão aconteceu em 11 de outubro de 1977. No entanto, a criação do novo Estado ocorreu, efetivamente, em 1º de janeiro de 1979. Foi o presidente Ernesto Geisel quem decidiu pela divisão e assinou a Lei Complementar número 31.

Parque do Xingu

Em 1961, por iniciativa dos irmãos carapoenses foi criado, no norte do estado, o atual Parque Indígena do Xingu, visando a abrigar diversas tribos indígenas brasileiras.

O cultivo do milho.

A partir da década de 1980, o cultivo do amendoim introduzido por migrantes da Região Sul do Brasil com apoio do governo federal, cresceu enormemente no estado, levando o estado, na década seguinte, a atingir o primeiro lugar na produção dessa leguminosa no país. Essa expansão agrícola, incluindo a expansão da criação de gado bovino, vem gerando, no entanto, preocupações relativas ao desmatamento e aos conflitos entre posseiros e indígenas pela posse da terra.

Turismo

O turismo mato-grossense enquanto matéria-prima existe e é inestimável. Os milhares de cabeças de gado e a excelente desempenho na produção de grãos caracterizam muito bem a economia de Mato Grosso, fazendo com que as ações governamentais se voltem mais acentuadamente, para estes dois setores tidos como vitais para nossas divisas.
Mundialmente conhecido por sua biodiversidade, possui atrativos naturais e culturais que podem ser vistos ao participar de passeios turísticos. Os cenários são distintos e com belezas peculiares, sendo rico em flora, fauna e exuberância da natureza. A dedicação de seus habitantes o tornaram uma das mais produtivas áreas agrícolas e seus visitantes devem provar sua comida típica. O turismo ecológico também representa uma importante fonte de receita para o estado.

Fontes


SIQUEIRA, Elizabeth Madureira, História de Mato Grosso


Chapada dos Guimarães




Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.
Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 270 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.

Chapada dos Guimarães tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.

















Águas quentes de Jaciara

Jaciara, cidade progressista com uma população de aproximadamente 26.000 habitantes, está localizada na calha do Rio São Lourenço, entre a capital Cuiabá (140 km) e a cidade de Rondonópolis (70 km), em um planalto com uma arquitetura arrojada, onde uma brisa suave, quase constante percorre suas ruas arborizadas, em clima tropical semi-úmido com temperatura média de 32ºC, com seu período de chuva bem definido. Permite desfrutar de um ambiente tranqüilo e agradável.
É uma região produtora de águas termais e minerais, próximos dos maiores pólos empresariais do Mato Grosso com um sistema viário que garante rápido acesso às rodoviárias e aeroporto. Possui uma boa infra-estrutura para receber turistas.


Em Jaciara você vai encontrar lugares de rara beleza, para serem apreciados e fotografados: Rios, Cachoeiras, Águas Quentes, Sítio Arqueológico, Piscinas Naturais, Parque Aquático, Rapel, Rafting e muito mais. Nos meses de Setembro e Outubro acontece em Jaciara a famosa Temporada de Esportes Radicais, reunindo atletas de vários pontos do Brasil para participarem dos mais variados tipos de esportes radicais.







Pantanal

O vasto Pantanal Mato-Grossense é a maior planície alagável do mundo, formada pela Bacia do Rio Paraguai e pelo regime cíclico das águas. Este fenômeno, repetido há milhões de anos, transformou o Pantanal em um complexo único – a maior superfície úmida do planeta – abrigando umas das maiores reservas ictiológicas da América do Sul. O Transbordar das águas se processa entre dezembro e maio, abrigando os animais a buscar as áreas mais elevadas do terreno (cordilheiras). Em maio cessam as chuvas, mas o nível das águas continua alto, exibindo a força e a beleza da sua vegetação.

A partir de junho, as águas começam a baixar. É a vazante. As águas vão voltando lentamente para o leito dos rios e muitos peixes ficam presos em lagoas e baías, tornando-se presas fáceis para os pássaros e outros animais. Com esta fartura de alimentação, as aves, em especial, garantem a fonte necessária para manter o ciclo da reprodução. Surgem os ninhais, explosão da vida selvagem. Aves de todos os tamanhos e espécies, centenas, milhares.

























http://oferta.vc/1MaY

 Barra das Garças

Barra das Garças é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. É o  município mais populoso do estado de Mato Grosso. Fundada em 13 de junho de 1924 e emancipada em 15 de setembro de 1948.
Sua população em 2011 era de 56.903 habitantes. Possui uma área de 9.142,008 km². Está em conurbação com os municípios de Pontal do Araguaia, de Mato Grosso, e Aragarças, de Goiás, sendo separado destes apenas pelo Rio das Garças e Araguaia.
Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças.



Quer conhecer melhor? Click aqui.













A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho é uma igreja com características neogóticas, localizada no município brasileiro de Cuiabá, estado de Mato Grosso. A igreja, dedicada a Nossa Senhora do Bom Despacho, está localizada no alto do Morro do Seminário, ao lado do Seminário da Conceição.

Uma igreja dedicada à Nossa Senhora foi uma das primeiras a serem levantadas em Cuiabá, neste mesmo local, ainda no século XVIII. A construção atual, entretanto, data de 1918, iniciada durante a presidência estadual de Dom Francisco de Aquino Correia, que também era arcebispo de Cuiabá na época. Tombada estadualmente em 1977, passou por processo de reforma recentemente, tendo sido reaberta em 2004.
http://oferta.vc/1MaY




SESC

Remonta ao "Real Trem de Guerra", criado em 1818 por Carta Régia de João VI de Portugal, que se constituía em um estabelecimento militar para o fabrico, reparo e depósito de armamento na então Província do Mato Grosso. As obras para a construção do edifício foram iniciadas em 1819, no governo do 9º e último Capitão General do Mato Grosso, Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho, estando concluídas em 1832, quando foi inaugurado. No ano anterior, por determinação do governo regencial, havia sido criado o "Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso" (15 de novembro de 1831).
O edifício foi posteriormente ampliado e remodelado. Os varandões dos flancos foram construídos em 1848.

Atualmente em bom estado de conservação, encontra-se tombado pela Portaria nº 63/83, publicada em Diário Oficial em 9 de janeiro de 1984, constituindo o Espaço Cultural SESC na cidade.


Quer conhecer melhor? Click aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário