Região Sul

Rio Grande do Sul


  Durante o longo do século XVII, a região do Sul começou a chamar a atenção dos colonizadores e gradativamente foi sendo povoada. Muitos padres jesuítas espanhóis se mudaram para com a missão de converter os índios.
  Não tardou muito para que os jesuítas, acuados pelos bandeirantes, optassem por levantar o acampamento, abandonar as terras e levar todos os índios catequizados, deixando para trás os que não se converteram a mercê dos bandeirantes que queriam escravizá-los. Com medo das grandes expedições promovidas pelos bandeirantes, tendo como lembrança a grande bandeira ocorrida naquele território entre os anos de 1628 e 1629, liderados por Antônio Raposo Tavares, que atacou 30 mil índios e escravizou 12 mil que nunca mais voltaram para as suas terras, a melhor alternativa para os jesuítas era fugir da grande exposição que passou a sofrer essa região devido a busca de trabalho escravo.
  Em 1682, jesuítas espanhóis aproveitando que os bandeirantes estavam entretidos com a extração de ouro e pedras preciosas, fundaram a primeira cidade do Rio Grande do Sul: São Francisco de Borja, atualmente chamada a cidade de São Borja.
  Quase oito anos depois, povoadores organizados deram origem a cidade de Porto Alegre, onde foram criadas várias estâncias (fazendas), que em 1780, eram pioneiras na produção de charque, sendo vendido para todo o país. Era utilizada a mão de obra escrava para a fabricação do produto.
Em 1824, vieram para a região os primeiros imigrantes alemães, sendo a maioria deles, lavradores que receberam um pequeno lote de terra ao longo do Vale dos Sinos e na encosta da Serra. Trabalhavam com o artesanato e pequenas indústrias, tendo como principal mercado, a cidade de Porto Alegre. Não era permitido para os imigrantes ter escravos.
  Já os italianos chegaram em 1875 e ficaram com as terras menos acessíveis, assentaram então em Conde d’ Eu e D. Isabel. Dedicaram-se a vitivinicultura, extração de madeira e ao artesanato. É importante levar em consideração que a imigração impulsionou o crescimento econômico da região.
  O Rio Grande do Sul desempenhou um papel importante durante a luta pela independência e quando a sua população entrou em conflito com o poder central, estoura a Revolta dos Farrapos, que durou de 1835 a 1845.

Quer conhecer melhor? Click aqui.




Quem quiser visitar o litoral gaúcho, vai adorar conhecer p Parque de Guarita, em Torres. A cidade é considerada como tendo a mais bela praia do estado,eo parque é um ponto turístico que não pode ficar para trás.A paisagem do lugar é composta por morros,lagos e faixas de praia preservados,com destaque para Praia da Guarita.


 imagens do rio grande do sul


Os melhores pacotes de viagens você encontra aquiLabirinto verde eo segundo é o Ninho das aves que que tem uma visão de 270° da região e do Vale do Caí e é um ponto ideal para a prática do voo livre



Paróquia São Peregrino , considerada um dos maiores patrimônios artísticos da região, construída em 1893, na arquitetura destacam-se o relógio da torre, a estátua de bronze do padre Giordani e o memorial da Pedra Fundamental









Um dos pontos mais bonitos e visitados da Serra gaúcha com certeza é a Cascata do caracol, na cidade turística de Canela, com 131m de queda. Quem deseja descer até a base da cascata pode se aventurar pelos 934 degraus e contemplar a vista mais de perto.



 A Mina
Uma viagem fantástica ao interior da terra, sensações únicas, conhecimento, novas energias, cultura e as magníficas cores que a natureza proporciona.
Uma viagem inesquecível por mais de 80 metros de túneis cravados de pedras preciosas.

Alemanha encantada

Inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, o parque Alemanha Encantada retrata através de cenários, arquitetura e esculturas as histórias que um dia habitaram a imaginação e os sonhos de crianças e adultos. Na torre, de 19,5 metros de altura, onde a Rapunzel espera seu príncipe encantado, pode-se ter uma vista inédita e privilegiada do Lago Negro, principal ponto turístico da cidade. Complementando os cenários está o Biergarten, local de confraternização e alegria, onde se podem apreciar chopes importados e nacionais, além de pratos típicos da culinária Alemã.







Casa do Colono   Na Casa do Colono, você encontra produtos típicos produzidos no interior da cidade.
Centro Municipal de Cultura II
Lá se encontra a Biblioteca Municipal Ciro Martins, que possui sala especial infanto-juvenil e Secretaria de Educação, que possui em sua infra-estrutura uma sala comunitária de multi-uso para ginástica, reuniões, grupo de orações, capoeira, entre outros, além de sala pedagógica
  


 Centro Municipal de Cultura Várzea Grande
Espaço totalmente dedicado à valorização da cultura da comunidade. Possui três salas de apoio e auditório com 98 lugares destinados para reuniões, palestras, teatro e cinema, além de biblioteca para pesquisa. Inaugurado no dia 02 de Julho de 2004.





Rótula das Bandeiras
Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.



Igreja do Relógio
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet  de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado. 

Lago Negro
Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.




Mini-mundo Criado pela família Höppner em 1981, representa a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, Dinamarca. Mostra réplicas de um mundo imaginário e criativo 

Mundo Encantado
Visite-nos e volte no tempo, conheça a vida dos pioneiros de nossa terra. Parque temático com miniaturas em movimento, mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural de nossa região no começo da colonização.









Kur Estação das Águas
O Kurotel, uma referência mundial em saúde desde 1982, está lançando o Seu Day Spa: É o Kur Estação das Águas e Spa, onde você pode passar o dia ou apenas algumas horas desfrutando das águas térmicas, do bistrô com alimentação saudável e das diversas terapias, em um ambiente descontraído e com a qualidade internacional KUR. 
Terapias com Água, Boutique KUR, Bistrô, Terapias Corporais, Terapias para mãos e pés, Terapias para Cabelos, Terapias Faciais e Suítes especiais.




Praça Major Nicoletti
Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.







Vinícola Ravanello
A Vinícola está instalada em prédio de 1.300m². Está equipada com o que há de mais avançado em tecnologia de elaboração de vinhos de alta qualidade.
Dispõe de espaço Gourmet com capacidade para 60 pessoas em 160m².








Green Land
O GREEN LAND, é uma oportunidade de contato com a natureza onde você vai encontrar um lago com lodo terápico, contato com os animais, emoção nas trilhas suspensas e na ponte pênsil. Neste lugar a natureza mostra a sua beleza de forma segura proporcionando diversão a adultos e crianças.




Pórtico (Entrada Via Taquara)
Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã. 



 Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis)
Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado.
 Belvedere – Vale do Quilombo


Paisagem que se descortina diante dos olhos do expectador, mostrando o quanto Gramado é privilegiada e dotada pela natureza. Ali, os 850m de altitude parecem uma oração de amor e suavidade, onde o ser humano se integra na criação.



Palácio dos Festivais – Cine Embaixador
Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário