sexta-feira, 14 de março de 2014

Acre

Acre


O território do Acre fica na região amazônica no Norte do Brasil e faz divisa com duas unidades federativas:Amazonas ao norte e Rondônia a leste; e faz fronteira com dois países: a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km². Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país.De acordo com os geógrafos, se trata de um dos estados com menor densidade demográfica do Brasil e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil.
Até ao início do século XX fazia parte do território boliviano pelo Tratado dos Limites assinado em Ayacucho, em 1867.Em 1852 e sobretudo em 1877, os seringueiros brasileiros penetravam cada vez mais  na selva amazônica em busca da borracha e  a chegada da quase totalidade dos migrantes que, oriundos do Nordeste do Brasil, mais precisamente do Ceará, colonizaram a região para buscar a borracha que se encontrava na Floresta Amazônica culminou na habitação de cinquenta mil brasileiros na região, no século XIX, que na época pertencia a Bolívia.
 A resposta por parte do governo da Bolívia veio em 1898 com o envio de colonos para o Acre . Os acontecimentos que se seguiram espelharam a vontade política por parte do Brasil de não abandonar estas terras.Entre 1899 e 1903, o Acre foi palco de ações político-militares que se materializaram em três proclamações da República do Acre intercaladas pelas intervenções militares das tropas bolivianas. 
 Os seringueiros, lutaram com as tropas para realizar a ocupação da região e, em 1903, ao lado do último líder da Revolução Acriana, o gaúcho Plácido de Castro, foram os autores da proclamação do Estado Independente do Acre.Então, a região foi ocupada militarmente pelo governo brasileiro e depois o Brasil estabeleceu diálogo diplomático com a Bolívia. Em consequência, o Brasil assumiria o controle do Acre.
Por fim, com o extremar das posições, ambas as partes concordaram em assinar o Tratado de Petrópolis a 17 de novembro de 1903, que cedia o território do Acre ao Brasil mediante contrapartidas monetárias e comerciais. A 25 de fevereiro do ano seguinte, o território do Acre passou a fazer parte do Brasil.
O governo brasileiro decidiu criar o Território Federal do Acre em 1904. Por força da lei federal nº 4.070, o presidente do Brasil João Goulart elevou o Território Federal do Acre à categoria de Estado em 1962. Foi promovido pela borracha produzida que o estado tinha sido ocupado e se desenvolveu. A produção de borracha declinou desde 1913.Porém, ainda em tempos atuais, o Acre é um dos estados brasileiros que mais produzem e exportam borracha (hévea-látex coagulado).

Geografia e economia acriana.


A altitude média de 200 metros, sendo uma forma de relevo com definição de planalto é o relevo dominante da maioria do território acriano. Juruá, Tarauacá, Muru, Embirá e Xapuri são os rios de maior importância do estado. As principais atividades econômicas do estado são o trabalho de extrair borracha e castanha, a pecuária e a agricultura . Com duas horas anteriores ao fuso horário de Brasília (DF), nele está localizada a última localidade brasileira a ter visão do sol nascente, na serra da Moa, na fronteira com a República do Peru. A intensidade do extrativismo vegetal,que atingiu seu maior ponto no século XX ,constituiu-se em atração para os brasileiros que, vindos de uma variedade de regiões, chegaram ao estado, misturando tradições vindas da Região Sul do Brasil, de São Paulo, da Região Nordeste do Brasil e dos grupos étnicos indígenas, deu-se o surgimento de uma culinária com muitas diversidades, que põe junto a carne-de-sol com o pirarucu, peixe característico da região, pratos que acompanham-se com tucupi, molho cujo ingrediente é a mandioca. O transporte fluvial, que se concentra nos rios Juruá e Moa, no oeste do estado, e Tarauacá e Envira, no noroeste, é um dos mais importantes meios de transporte, junto à BR-364, ligando de Rio Branco até Cruzeiro do Sul e que o governo brasileiro recentemente asfaltou e construiu as pontes onde antigamente era preciso atravessar por meio de balsas.

Alguns pontos turísticos do Acre.

Catedral de Nossa Senhora da Glória

Passarela governador Joaquim Macedo 
Teatro Palácio Castro

Parque da Serra do Divisor 
Mercado Velho



Museu da Borracha
Parque Ambiental Chico Mendes

Horto Florestal
Memorial dos Autonomistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário