sexta-feira, 7 de março de 2014

Rios Negro e Solimões.

Qual será o motivo que faz os rios Negro e Solimões se encontrarem?

O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turísticas da cidade de Manaus.
Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C.
A origem dos nomes, Solimões e Negro.

Solimões

O rio Solimões recebe esse nome devido aos povos que habitavam as suas margens e foram descritos pelos primeiros cronistas espanhóis  e portugueses no século XX. Em suas margens, entre os atuais municípios de Coari e Anamã , havia as tribos do Yurimáguas . Esses mesmos povos receberam diversas variações ao longo dos séculos e cada cronista os nomeava de forma diferente como: Joriman , Sorimões e Sorimão  .
As derivações de Sorimão, Sorimões e Solimões vem da palavra Solimum do latim, em referência ao veneno utilizado nas pontas de flechas e dardos daqueles povos. Por ser uma das sociedades mais belicosas do rio Solimões  , teve seu destaque nas pontas de flechas envenenadas, dando origem ao nome do rio.

Negro


O rio tem esse nome exatamente por causa de sua cor negra, que é assim por  conseqüência da decomposição da matéria orgânica de pântanos que ficam nos seus arredores e de lama. Pela forte acidez de suas águas, os insetos não proliferam e por isso quase não há mosquitos na região. O rio é uma das grandes atrações turísticas da região amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário